A máxima sobre “o que é bom pode ficar ainda melhor” é, certamente, um dos mantras da Lam- borghini, que supera as qualidades de seus produtos a cada novo lançamento. Exemplo disso é o Lamborghini Gallardo LP 570-4 Superleggera, novo modelo da linha Gallardo, e uma evolução do Superleggera anterior, lançado em 2007.

O que é ser um Superleggera, afinal? Trata-se de um esportivo ainda mais dinâmico e leve, com 70 quilos a menos do que o Gallardo LP 560-4. Com motor V10, com 5,2 litros de cilindrada e 570cv, a máquina faz de 0 a 100km/h em 3,4 segundos, de 0 a 200km/h em 10,2 e chega a velocidade máxima de 325km/h.

Para garantir o correto enchimento dos cilindros, o motor tem coletor de admissão variável e comandos de válvulas eletronicamente controlados. A injeção direta de combustível contribui para o alto índice de eficiência.

Por suas características, o Superleggera diminuiu significativamente a redução de combustível (faz 7,4km/l), bem com a emissão de CO2 – 20,5% a menos quando comparado com o modelo anterior.

A redução do peso está, sobretudo, a cargo da fibra de carbono, utilizada tanto no exterior quanto no interior do veículo: no aerofólio traseiro, soleiras, difusores de ar, partes do fechamento inferior da carroceria, nos espelhos retrovisores, na estrutura dos bancos, na cobertura do túnel central, nos painéis de porta e no console de acabamento da alavanca de câmbio.

Convém destacar, a marca possui um centro de excelência em que especialistas trabalham em processos de manufatura mais eficientes, desenvolvendo componentes cada vez mais “evoluídos” e que, concomitantemente, cooperam com os segmentos aeronáutico e astronáutico.

Já a carroceria é feita de alumínio, com elementos moldados e estruturados que formam um conjunto robusto e pode ser encontrada nas cores Verde Ithaca, Giallo Midas, Arancio Borealis, Grigio Telesto, Nero Noctis e Bianco Monocerus. O chassi possui estrutura spaceframe, sendo resistente aos impactos.

A limpeza das linhas e a precisão dos recortes transmitem força ao design do esportivo, de modo a uni-la a funcionalidade. O automóvel possui 4,9 metros de comprimento, 1,90 metros de largura e 1,17 metros de altura.

Ainda sobre o design, revela-se um aperfeiçoamento da aerodinâmica: foram feitas alterações no para-choque frontal, que segue em modelo tridimen- sional, com molduras trapezoidais para as grandes entradas de ar. O “nariz” possui a forma de V, e as luzes led de posição diurna, acompanhadas por elementos negros, dão à dianteira do veículo um visual pontiagudo e arrojado.

Na parte inferior, totalmente fechada, um novo difusor de ar traseiro incorpora quatro ponteiras de escapamento. Um pequeno aerofólio faz parte dos itens de série, mas há ainda uma peça maior como opcional.

Outros itens de série são as borboletas atrás do vo- lante, que viabilizam a transmissão e-gear, com três modos de operação, com dois deles disponíveis em automático. O “Thrust Mode”, por exemplo, é progra-mado para gerenciar as saídas em rotação de aproximadamente 5 mil rpm com mínimo deslizamento dos pneus – estes Pirelli P Zero Corsa (similares a pneus de competição).

As rodas possuem aro 19 e são feitas de alumínio, representando uma economia de 13 quilos em relação às convencionais. Todas com tração integral, o que permite, entre outros fatores, que a aceleração seja mais rápida na saída de uma curva do que a de carros com tração traseira.

Os freios, por sua vez, foram calibrados com foco na precisão. Por trás das grandes rodas eles controlam a energia do motor, gerenciados pelo controle eletrônico de estabilidade ESP.

No interior, acabamento e detalhes complementam a supermáquina, que em muito se assemelha a um carro de corrida, conforme expõe a própria Lamborghini. A cor negra do acabamento contrasta com as costuras dos bancos (estes não em couro, mas em alcântara, material também mais leve), que podem ser coloridas.

Os volantes são revestidos em couro, e os cintos de segurança contam com quatro pontos. Compartimento porta-objetos e alarme fazem parte do pacote. As luzes led também se encontram em todo o interior do veículo.

Por fim, equipamentos especiais contribuem para o aumento do conforto, como o sistema de navegação multimídia, suspensão dianteira regulável, controle remoto para portões de garagem e câmera de visão traseira. Ainda assim, aqueles que desejarem personalizar o Superleggera com outros itens, a opção é o sistema de individualização Ad Personam.

Quer mais? Seguindo a máxima da marca, para ficar ainda melhor, só com um desses na garagem, ou melhor, na estrada, voando dentro dele em pleno asfalto.

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